terça-feira, 16 de julho de 2013

Pelotas segue na procura do camisa 9 da equipe


A referência. O responsável por balançar as redes. É inegável a importância que o centroavante tem dentro de um grupo. Exatamente por isso a direção do Pelotas trabalha para preencher essa lacuna no atual plantel de jogadores. Até agora, nenhum nome para o setor de ataque foi anunciado.
Após a passagem de Sandro Sotilli em 2010, ídolo da torcida áureo-cerúlea, a camisa 9 do Pelotas não foi mais a mesma. As últimas experiências não deram certo. Em 2011, Samuel, ex-Grêmio, chegou com status de matador, mas pouco fez. Em 2012, foi a vez de Wellington. O atacante passou praticamente todo o Gauchão sem marcar gols. Foi desencantar na última partida, quando o clube foi até Caxias do Sul brigar pela permanência na Primeira Divisão.

A dificuldade nas contratações para o setor foi destacada pelo técnico Paulo Porto, em entrevista ao Diário Popular na edição de segunda-feira (15). O mercado não oferece muitas opções, já que a maioria dos atletas já está empregada. Outro empecilho nas negociações é a alta pedida salarial, fora dos planos da direção áureo-cerúlea. “Estamos sendo exigentes. Sabemos de todas as dificuldades que o mercado nos impõe. Temos algumas tratativas em andamento, mas nada concluído. O certo é que estamos trabalhando com muita calma, para não nos precipitarmos nas escolhas”, disse o diretor executivo de futebol, Rafael Brauner.
 
A postura cautelosa tem sido a máxima no trabalho da nova direção. As experiências que não surtiram efeito nos anos anteriores estão servindo de exemplo, principalmente no que diz respeito à formação do grupo. “A gente sabe que a torcida está ansiosa para ver as coisas prontas. Mas nós da direção não podemos ser ansiosos nas negociações. Estamos trabalhando muito para finalizarmos tudo até o final desta semana para o Paulo Porto começar a introduzir sua ideia de futebol”, disse Brauner.

Com o perfil do professor
 
Além do camisa 9 de referência pedido pelo técnico Paulo Porto, atacantes de velocidade também estão na pauta do Lobo. “Existe a possibilidade de fecharmos algumas tratativas. Temos alguns nomes que interessam ao Pelotas, entre eles alguns desejos antigos. Outros, são indicações de Paulo Porto. Trabalhamos em conjunto e da melhor maneira possível para o clube”, concluiu o diretor executivo de futebol.

A contratação de Mithyuê, que é meia-atacante, também se enquadra no desenho tático idealizado pelo treinador. O sistema de 4-2-3-1 requer um homem de referência e atacantes rápidos que possam atuar pelos lados do campo.



( Bruno Marsilli - DP )