segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Chamega aposta nas mudanças do clube


Quando os resultados não aparecem em campo, os ânimos começam a se alterar também fora dele e aguentar cobranças de torcedores e aceitar opiniões contrárias em uma equipe pode trazer desavenças. Depois de passar por esta fase que gerou mudanças na diretoria e na comissão técnica, o Esporte Clube Pelotas aposta no comprometimento dos jogadores para um recomeço bem diferente do que se viu no início do Gauchão.

A responsabilidade maior do futebol ficou nas mãos do único dirigente do futebol que permanece no clube, Marcelo Thomaz Ávila, o Chamega, que agora conta com a ajuda de Rafael Brauner e Manuel Nunes, o Neca. Para uma volta por cima, Chamega aposta em trabalho, comprometimento e nas mudanças que foram feitas.

Em tempo de parada para mexer peças e treinar forte para uma campanha melhor, Chamega conversou com o Diário Popular sobre os erros que podem ter sido cometidos na primeira fase e as expectativas para a próxima etapa da competição. Mesmo agora, analisando com mais calma o momento vivido, o dirigente afirma não conseguir atribuir a um fator a falta de resultados em campo. “Fizemos as contratações que queríamos, mas os resultados não vieram”, afirma.

O dirigente acredita que os resultados insatisfatórios ocorreram devido à falta de comprometimento de alguns jogadores e não por carências técnicas. Com a sequência de derrotas, a direção optou por começar a mudança mexendo no comando, demitiu Beto Almeida, e após, mesmo com os resultados positivos optou por dispensar também o técnico interino Carlos Moraes. “Mesmo quando vencemos não fizemos bons jogos” diz Chamega para justificar a decisão do clube.
 
Em tempo de crise vieram os desajustes entre dirigentes. “Quando os resultados não aparecem e começa a vir pressão de todos os lados começam a surgir as desavenças”, explica. “Nada disso teria acontecido se os resultados fossem positivos.” A incompatibilidade de ideias quanto a contratações que foram feitas pode ter sido o motivo principal que levou os ex-diretores Maurício Rech e Ítalo Gomez a se afastarem do Lobão.

Momento de reformulação
 
Mas o primeiro turno já é passado na Boca do Lobo. Na última sexta-feira se apresentou no clube o novo técnico Luiz Carlos Barbieri e seu auxiliar Everton Severo, dupla em quem os novos diretores depositam muita confiança. Além de afirmar se tratar de um profissional sério, Chamega diz que os dois títulos que Barbieri carrega na bagagem, foi campeão paranaense com o Paraná e catarinense com o Criciúma, dão maior credibilidade ao comandante.

Além disso, os novos diretores apostam nos recém-contratados Diego Torres e Márcio Lopes, no retorno de alguns atletas que estavam no Departamento Médico, como Filipinho e Anderson Silva, e nas mudanças que farão no elenco para um segundo turno de mais sucesso.“Certamente ocorrerão dispensas e contratações, mas vamos esperar para definir estas coisas junto ao técnico, ele é que vai dizer quais reforços que precisa, em quais posições”, afirma. 

Para a volta por cima Chamega também aposta no trabalho duro. “Será um mês de muito trabalho e para aprimorar a preparação física.” Segundo o diretor, até a reestreia no dia 17, diante do Novo Hamburgo no Estádio do Vale, serão realizados dois amistosos, porém os adversários ainda não estão definidos. Um dos clubes que manifestaram interesse foi o Grêmio Atlético Farroupilha.



( Mônica Jorge - DP )