terça-feira, 13 de março de 2012

Pelotas fica longe do rebaixamento e da Série D


Se a vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro continua muito distante, o Pelotas pode dizer o mesmo do risco de rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Gaúcho. Com os 12 pontos somados até aqui, o time da Avenida dificilmente será alcançado por Canoas e Ypiranga, lanterna e vice-lanterna, respectivamente, do Gauchão.

A vitória por 3 a 0 sobre o Cerâmica, no último sábado, foi em um daqueles jogos que pode ser considerado de "seis pontos". Além de marcar três pontos e dar um salto na classificação geral, o Lobão impediu que um adversário direto subisse na tabela. O Pelotas chegou ao 11º lugar, com 12 pontos, dez a frente do Canoas e nove do Ypiranga, que seriam os dois rebaixados. A luta contra o rebaixamento ficaria ainda mais fácil se os dois piores times deste ano repetissem a pontuação de quem caiu em 2011. No Gauchão passado, Inter-SM (9) e Porto Alegre (6), foram os rebaixados.

A luta mais complicada será no que o azul e ouro diz ser o grande objetivo na competição: vaga na Série D do Brasileirão. Há cinco rodadas do fim do Gauchão, o Pelotas precisa tirar uma diferença de 10 pontos para o Veranópolis (22 pontos), líder na soma dos dois turnos. Além disso, precisa ultrapassar rivais como São José (19) e Novo Hamburgo (18), que também estão na briga para disputar a competição nacional.

A sequência final do áureo-cerúleo tem Novo Hamburgo (casa), Avenida (fora), Caxias (fora), Grêmio (casa) e Cruzeiro (fora). Confira abaixo os jogos restantes dos adversários diretos na briga contra o rebaixamento, e pela vaga à Série D do Campeonato Brasileiro.



(Henrique Risse - DP)