terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Torcedor do Pelotas é detido após proferir ofensas racistas a rival


Um torcedor foi preso na rodada do final de semana do Campeonato Gaúcho. Durante o confronto com o São Paulo, no último sábado, um apoiador do Pelotas xingou o jogador Lúcio com ofensas racistas. O goleiro prontamente chamou o quarto árbitro e um policial militar, que deu voz de prisão ao torcedor. A situação pode render punição ao Lobão.

O árbitro Márcio Chagas relatou toda a situação em súmula. Por isso, a equipe aúreo-cerúlea deve ser denunciada pela Procuradoria do TJD-RS. A tendência é que seja no artigo 243-G, que pode render multa de até R$ 100 mil. Como a ofensa foi proferida por apenas um torcedor, identificado, é possível que o clube se livre de qualquer tipo de punição. O aficcionado deve ficar fora dos estádios por 720 dias.

- Se está em súmula, seguramente o clube será julgado. Pode atenuar, mas serão os auditores que irão julgar e entender deste modo - disse o procurador do TJD-RS, Alberto Franco, ao LANCE!Net.

Chagas relatou o nome do torcedor em súmula e as palavras. Lúcio foi ofendido com os gritos: "Preto vagabundo, macaco, teu lugar é no circo". Um policial da Brigada Militar foi chamado juntamente com o quarto árbitro Charles Martins Lemos e deu voz de prisão ao apoiador do Lobão, encaminhando-o para a delegacia de polícia.

Recentemente, o volante Tinga, do Cruzeiro, foi alvo de atos racistas no duelo contra o Real Garcilaso, no Peru. O jogador do clube mineiro chegou a ter apoio público da presidente Dilma Rousseff. Uma série de personalidades do esporta também manifestaram apoio a Tinga, como Ronaldo, Neymar e outros jogadores. Nas redes sociais, a hashtag #fechadocomotinga ganhou amplo uso.
 
 
 
( Eduardo Moura - LANCE!Net )