domingo, 6 de abril de 2014

“O Pelotas tem potencial para 10 mil sócios”, afirma Edu Pesce


Por volta das 15h da última quinta-feira o novo diretor de marketing do Pelotas atende o telefone em Porto Alegre. "Eduardo?", pergunto. "Edu", recebo de resposta. O segundo questionamento também é direto: "Quem é Edu Pesce?" A partir da pergunta, uma conversa de cerca de meia hora se desenrola. O suficiente para conhecer um pouco do trabalho deste administrador de 50 anos que acredita ser possível o Pelotas ter um quadro social de 10 mil sócios.

Logo de cara Edu cita uma referência que impressiona: “Trabalhei no Internacional de 2002 até 2007”. Fez parte do departamento de marketing do Colorado de Fernando Carvalho e Vitório Piffero, campeão mundial em 2006. O presidente do Pelotas, Lúcio Barreto, havia adiantado que Pesce era considerado um dos homens fortes de Fernando Carvalho. Em termos de marketing, o fator mais importante desta era colorada foi chegar ao 100 mil sócios. Essa é a terceira questão.

“Fizemos um planejamento estratégico. Trabalhamos ações e diretrizes para chegar aos 100 mil sócios. Lançamos uma linha de produtos relacionados ao feito”, afirmou.

Edu ressalta a importância do sócio para fortalecer a marca de um clube. Essa é a visão que está trazendo para a Avenida. Os passos iniciais do novo diretor serão estabelecer um planejamento sustentável para o quadro social. Não importando o resultado dentro das quatro linhas.

“A intenção é usar a experiência. Clube grande ou pequeno tem que planejar e trabalhar. Tendo um quadro social forte tu podes ofertar para empresas um potencial grande de consumo”. "Mas qual é realmente o potencial do Lobo?", pergunto.

“Acredito que o Pelotas pode chegar de oito a dez mil sócios. É o número que eu quero. De imediato temos que trabalhar com cinco mil. O clube está num momento ruim, mas esse não é o momento do Pelotas. A cidade tem muito potencial e abraça o futebol. Confio no potencial da torcida. O clube está se preparando para uma reorganização”, disse.

Para impulsionar e fidelizar os torcedores, Pesce irá implementar um sistema de gestão, denominado i9 Card. Criado em 2012, o sistema possibilitará ao clube ter maior controle e debate com os sócios. Além do acesso ao estádio, o cartão terá uma rede de convênios e benefícios que incluem ressarcimento financeiro.

“A primeira coisa será fazer um cadastramento completo de cada sócio. Para poder jogar no sistema e formar uma rede de relacionamento. Quanto antes este cadastro foi concluído, mais rápido iremos fortalecer o quadro social. Acredito quem em 30 dias estaremos nos comunicando com os sócios”, afirmou.

Fator Adidas
 
Edu Pesce também contou sobre seus trabalhos mais recentes. Ainda quando estava na diretoria colorada, ele foi convidado para trabalhar como representante da Zona Zul da Reebok. Em 2006 juntou ambos. Colorado e Reebok estabeleceram uma parceria forte comercialmente. No ano de 2012 virou representante da Olympikus que hoje veste o Cruzeiro e vestiu o Flamengo recentemente. Por conhecer o mercado, uma pergunta não poderia deixar de ser feita. "A adidas beneficia a marca Pelotas?"

“Tendo uma marca grande te abraçando é importante. Mas algumas vezes ela pode te engessar nas ações. Por exemplo uma camisa comemorativa para um título. Algo que pode ser um grande produto ou virar um lixo depende do resultado de campo. Mas tem que estar pronta antes do jogo. Às vezes o debate com uma marca deste porte é difícil. Não é ágil. Por isso é importante avaliar, mesmo que se venda mais material esportivo devido à marca, é melhor ter outra fornecedora que seja mais parceira.”

Direta como iniciou, a conversa se encerra com Edu da mesma forma. O novo diretor termina dizendo: “Chego na segunda-feira e quanto mais tempo ficar trabalhando dentro do clube é um sinal que as coisas estão bem. Vamos apresentar durante a semana os nossos planos para a imprensa. Meu trabalho é transparente. Sempre que tiver informações que possam ser divulgadas falarei, sem enrolação”, finalizou.



( Vinícius Guerreiro - DP )