Por volta das 15h da última quinta-feira
o novo diretor de marketing do Pelotas atende o telefone em Porto
Alegre. "Eduardo?", pergunto. "Edu", recebo de resposta. O segundo
questionamento também é direto: "Quem é Edu Pesce?" A partir da
pergunta, uma conversa de cerca de meia hora se desenrola. O suficiente
para conhecer um pouco do trabalho deste administrador de 50 anos que
acredita ser possível o Pelotas ter um quadro social de 10 mil sócios.
Logo de cara Edu cita uma referência que
impressiona: “Trabalhei no Internacional de 2002 até 2007”. Fez parte
do departamento de marketing do Colorado de Fernando Carvalho e Vitório
Piffero, campeão mundial em 2006. O presidente do Pelotas, Lúcio
Barreto, havia adiantado que Pesce era considerado um dos homens fortes
de Fernando Carvalho. Em termos de marketing, o fator mais importante
desta era colorada foi chegar ao 100 mil sócios. Essa é a terceira
questão.
“Fizemos um planejamento estratégico.
Trabalhamos ações e diretrizes para chegar aos 100 mil sócios. Lançamos
uma linha de produtos relacionados ao feito”, afirmou.
Edu ressalta a importância do sócio para
fortalecer a marca de um clube. Essa é a visão que está trazendo para a
Avenida. Os passos iniciais do novo diretor serão estabelecer um
planejamento sustentável para o quadro social. Não importando o
resultado dentro das quatro linhas.
“A intenção é usar a experiência. Clube
grande ou pequeno tem que planejar e trabalhar. Tendo um quadro social
forte tu podes ofertar para empresas um potencial grande de consumo”.
"Mas qual é realmente o potencial do Lobo?", pergunto.
“Acredito que o Pelotas pode chegar de
oito a dez mil sócios. É o número que eu quero. De imediato temos que
trabalhar com cinco mil. O clube está num momento ruim, mas esse não é o
momento do Pelotas. A cidade tem muito potencial e abraça o futebol.
Confio no potencial da torcida. O clube está se preparando para uma
reorganização”, disse.
Para impulsionar e fidelizar os
torcedores, Pesce irá implementar um sistema de gestão, denominado i9
Card. Criado em 2012, o sistema possibilitará ao clube ter maior
controle e debate com os sócios. Além do acesso ao estádio, o cartão
terá uma rede de convênios e benefícios que incluem ressarcimento
financeiro.
“A primeira coisa será fazer um
cadastramento completo de cada sócio. Para poder jogar no sistema e
formar uma rede de relacionamento. Quanto antes este cadastro foi
concluído, mais rápido iremos fortalecer o quadro social. Acredito quem
em 30 dias estaremos nos comunicando com os sócios”, afirmou.
Fator Adidas
Edu
Pesce também contou sobre seus trabalhos mais recentes. Ainda quando
estava na diretoria colorada, ele foi convidado para trabalhar como
representante da Zona Zul da Reebok. Em 2006 juntou ambos. Colorado e
Reebok estabeleceram uma parceria forte comercialmente. No ano de 2012
virou representante da Olympikus que hoje veste o Cruzeiro e vestiu o
Flamengo recentemente. Por conhecer o mercado, uma pergunta não poderia
deixar de ser feita. "A adidas beneficia a marca Pelotas?"
“Tendo uma marca grande te abraçando é
importante. Mas algumas vezes ela pode te engessar nas ações. Por
exemplo uma camisa comemorativa para um título. Algo que pode ser um
grande produto ou virar um lixo depende do resultado de campo. Mas tem
que estar pronta antes do jogo. Às vezes o debate com uma marca deste
porte é difícil. Não é ágil. Por isso é importante avaliar, mesmo que se
venda mais material esportivo devido à marca, é melhor ter outra
fornecedora que seja mais parceira.”
Direta como iniciou, a conversa se
encerra com Edu da mesma forma. O novo diretor termina dizendo: “Chego
na segunda-feira e quanto mais tempo ficar trabalhando dentro do clube é
um sinal que as coisas estão bem. Vamos apresentar durante a semana os
nossos planos para a imprensa. Meu trabalho é transparente. Sempre que
tiver informações que possam ser divulgadas falarei, sem enrolação”,
finalizou.
( Vinícius Guerreiro - DP )