segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Futsal: 3 x 2


Um dia eu entendo a cabeça de algumas pessoas. Ontem no braPEL do Citadino de futsal, apitaram, obviamente, 2 arbitros. Ah é? É! Só que um deles já é conhecido da torcida do Pelotas que acompanha futsal e já teve confusões por erros contra o Lobo. O outro é o MESMO juiz que não deu aquele penalti no Clodoaldo lá em Rio Grande contra o São Paulo, na estréia da Copa Laci Ughini. Lembram? Além do penalti o jogo foi uma bagunça total dele. Sem contar que no Juvenil ele prejudicou imensamente o Pelotas neste ano, e por causa da sua súmula do mesmo jogo, o Felipe Muller tomou suspensão e multa.

Ora bolas, quantos árbitros tem de futsal em Pelotas? Tirando o Brechani que deveria estar na Taça Brasil, tem uns tantos. Ruins ou não, tem vários que podem até ter dificuldades técnicas, mas não esse histórico de problemas com o Pelotas. É tão dificil evitar esse tipo de coisa? E se o mesmo acontece com o co-irmão, o mesmo deve ser feito. Não quero que seja diferente pro Pelotas. Tirando o fato que um jogador do co-irmão que inclusive acabou sendo expulso no final do jogo, botou ESCANDALOSAMENTE a mão na bola por 3x. Na primeira o juizão deu falta… e NÃO DEU CARTÃO. Porra!!! Mas se o cara botou a mão na bola que vinha no alto, pra ajeitar ela junto do peito, ele usou a mão pra enganar à todos. Se isso não é cartão, o que é? Aí depois por mais duas vezes ele fez a MESMA coisa – numa delas até o segurança que estava na nossa frente, olhou pra mim e disse: “Segunda vez já, segunda vez que ele põe a mão”.

Aí pra finalizar, toda a confusão no fim. 3×2 e o empate era do Pelotas, faltando 1 segundo o jogador do Pelotas bateu e ela entrou no canto. A regra diz que se o jogador chutar antes de zerar, a bola pode demorar quanto tempo for necessário pra entrar, e se tocar apenas no goleiro ou entrar direto o gol é validado. Se tocar em outro jogador, não vale. Uma coisa é CERTA, ele chutou antes de zerar. Até porque discutíamos entre nós se ela tinha entrado ou não antes de zerar, alguns dizendo que sim outros que não. Mas porque desconhecíamos a regra. Quando o Jorge Votto me explicou na saída, tive certeza do gol.

Só que aí vem o grande erro que o treinador do Pelotas, Chamega, resumiu bem. Porque os arbitros, mesários e presidente da Liga se reuniram no meio da quadra demorando quase 5 minutos pra definir se foi gol ou não?? Dá o gol ou anula o gol na hora e deu pra bola. Mas eu tenho a resposta… ELES ESTAVAM DISCUTINDO A REGRA. E o pior, um dos arbitros na hora de avisar que não valeu o gol, ao invés de dar o aviso para os treinadores ou capitães dos 2 times, se retirou do meio do bolo e foi firmemente caminhando na direção da torcida adversária e fez uma histeria com o dedo em riste dizendo que não valeu. Pra que aquela palhaçada?

Aí depois quando o goleiro do Pelotas que é torcedor fanático e conhece essa juizada desde as categorias de base quando jogava pelo Brilhante, tentou agredir os arbitros por 2x – não vi se conseguiu pegar, e não vou ser hipócrita, tomara que tenha conseguido – e a torcida do Pelotas fez o tumulto que fez, a culpa era toda de A ou B.

Só que no segundo jogo, quando estava 2×1 pro Cruzeiro, o arbitro apitou pra limpar a quadra, o Paulista cobrou lateral e fez o gol e o arbitro validou, o arbitro foi agredido pelo treinador e jogadores do Cruzeiro. E aí? É a torcida do Pelotas que é a culpada por toda a bagunça do futsal pseudos-comentaristas que mal entendem de futebol, que dirá de comportamento social??? Arbitro agredindo treinador, arbitro com cadeira pra bater em jogador, se fechando no vestiário e não saindo mais. Ginásio com exatamente CINCO seguranças pra mais de mil pessoas creio eu, e num dia de braPEL. Aí como fizemos festa com fumaça e etc, os cinco seguranças foram colocados do nosso lado, enquanto isso do outro lado a torcida adversária – que só fez alguma coisa depois que virou o jogo – subiu na mureta, tentando agreditar os jogadores do Pelotas quando pediam tempo, tentando agredir o goleiro e o treinador do Pelotas na confusão que nem era com o time adversário e sim com os arbitros.

Aí eu pergunto, no final das contas é tudo culpa da torcida do Pelotas, né?? Porque a coisa mais fácil que tem é meter um microfone na frente da boca ou ficar reclamando pra lá e pra cá e falar mal de quem não tem como se defender da mesma forma. Falar mal da organização do campeonato que botou 5 pessoas pra cuidar de um braPEL em semi-final com ginásio lotado, falar mal da organização do campeonato que errou a mão da escolha dos arbitros, falar mal dos arbitros que erraram grotescamente a noite inteira… ninguém fala. O Pelotas perdeu porque tinha o jogo sob controle e quando acordou tinha tomado a virada. Depois foi pra cima, teve trocentas mil chances, até com cabeceio sem goleiro que deu na trave, e até com gol válido que foi anulado. Sinceramente espero que o projeto de futsal do Pelotas continue, e continue com boa parte desse grupo aí. Muita qualidade, muita identificação. Já ouvi que há intenção de dar prosseguimento no projeto. Imaginem um time com essa qualidade, com essa camisa, jogando quem sabe no Ginásio do Sesi com mais de 3000 torcedores do Pelotas. Aqueles que gostam do papo furado de que o futsal de Pelotas precisa crescer, tem é que dar moral pras torcidas, porque eu falo por mim e pelos jogos que vi… se o Pelotas não tivesse jogado os ginásios tinham ficado vazios em todos jogos, menos o de ontem que tinha um pouquinho mais de torcida adversária.



(Guilherme Farias - Blog na Boca do Lobo)