MMA significa em inglês algo como “mistura de artes marciais”. Comecei como luta livre, evolui em todos os aspectos, começando por mudanças nas regras visando à maior segurança possível dos atletas dentro do que é disputado. A partir daí, minha aceitação melhorou muito e desde então fui subindo degrau por degrau na paixão dos amantes desse tipo de esporte, mas na velocidade de um foguete.

No Japão, EUA e Canadá sou muito famoso, e faz muito tempo. Sei que tu começou a ouvir falar de mim aqui no Brasil não faz muito, apesar de ter um número muito grande de adeptos. Aliás, sou conhecido hoje aqui exatamente porque um número grande de pessoas já me conhecia e apreciava o que tinha pra mostrar, e assim com muita gente praticando por aqui, o Brasil se tornou um dos maiores celeiros de atletas do mundo e hoje conta com campeões em todas as categorias em diversos eventos pelo mundo afora.

Brasil, celeiro e atletas. Acho que tu já ouviste essas três palavras juntas na mesma frase. Sim, na tua maior paixão. Até agora, pois muitos prometem que em pouco tempo tu vai gostar muito de mim também. Vitor Belfort, um lutador brasileiro que foi o mais jovem a conquistar um titulo meu, já disse: “Hoje o MMA está se tornando a paixão nacional.”

Hoje estou em impressionantes 175 países e mais de 500 milhões de casas assistem as lutas dos meus mais diversos eventos.

Então, como um ato nobre de reconhecimento do que sou hoje, grandes times do país começaram a patrocinar atletas brasileiros em busca de reconhecimento internacional, principalmente na América do norte aonde o futebol não é tão forte. Internacional, Corinthians, Flamengo, Cruzeiro e Avaí até o momento eram os patrocinadores de grandes atletas. Agora o Esporte Clube Pelotas também me deu o prazer de ver suas cores pelos meus octógonos. Foi um prazer, viu¿

O Departamento de Marketing do Esporte Clube Pelotas tem o prazer de anunciar sua mais nova parceria com o lutador de MMA conhecido mundialmente, Maiquel “Big Rig” Falcão.

Mais conhecido como Falcão, o agora atleta áureo-cerúleo começou no Boxe e em 33 lutas profissionais obteve 32 vitórias. Em 2005 seguiu o fluxo de todo atleta que se destaca hoje em dia e estreou no MMA. De lá pra cá das suas 36 lutas ele venceu 31, sendo 27 delas por nocaute. Hoje em dia faz parte de uma das grandes equipes do país, a RFT de Camboriú, comandada por Márcio Cromado. Seguidamente Falcão faz intercambio pelo país nos seus treinamentos para melhorar em todos os aspectos.

A primeira aparição do Lobo no octógono será no dia 16 de Março em Boisser City no estado da Louisiana nos Estados Unidos, contra o francês Norman Paraisy. Essa é a primeira de uma das quatro lutas que Falcão tem pra disputar no GP dos Médios (sua categoria, definida pelo peso) do “Bellator Fighting Champioship”, um evento norte-americano de MMA que é o segundo maior do mundo no ramo.

Com uma forma diferente e dinâmica de determinar as lutas, o Bellator tem o estilo de outros esportes para a sequência das lutas. São escolhidos oito atletas daqueles que tem contrato assinado com o evento e que em 12 semanas seguidas disputam o cinturão a partir de quartas-de-final, semifinal e então a final. Ganhou, passou.

O Bellator tem suas lutas transmitidas nos EUA e Canadá por Fox Sports Net, NBC, Mun2 em dois línguas, ESPN Internacional e TV.thescore.com. Além de um contrato fechado com a MTV2, que tem a maior concentração de tv´s ligadas entre homens de 12 e 34 anos hoje em dia na América do norte, com uma média de 80 milhões de casas.

A parceria –

Com um contrato longo que será anunciado publicamente numa coletiva no dia da partida entre Pelotas x São José na Boca do Lobo, o Departamento de Marketing do Pelotas prepara o seguinte:

Falcão irá usar a camisa do Esporte Clube Pelotas na entrada em todas suas lutas oficiais, além do escudo do Pelotas no seu calção e uma marca no banner também em todas as lutas oficiais. Será criada uma linha de camisetas e uniformes do Lobão para o MMA que toda sua equipe irá usar. Por fim, a LoboMania irá explorar a “marca Falcão”, com criação e comercialização de diversos produtos.

A relação –

Por fim, a opinião de Wanderlei Silva, uma das lendas do MMA no mundo inteiro, sobre a ligação entre MMA e Futebol:

“O futebol e o MMA são diferentes. Não é porque o Flamengo patrocina o Aldo, que o vascaíno torcerá contra. Não podemos ter as mesmas badernas que vemos em campos de futebol, com caras brigando. Mas os nossos fãs são mais disciplinados, nunca tivemos problemas com isso. É uma promoção do atleta, na qual ele ganha dinheiro. Isso é muito bem válido”, encerrou.

Esporte Clube Pelotas e Maiquel Falcão, uma parceria avassaladora. Siga-nos no twitter – @ecpelotas e @falcaomma e também visite nossos sites – ecpelotas.com.br e .maiquelfalcao.com.br


(Guilherme Farias e Lucio Barreto – Dpto. Marketing E.C.Pelotas)