segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

De volta ao RS, George Lucas mira o título do interior pelo Pelotas


Ele tem nome de cineasta, começou no Grêmio, atuou por Espanha e Portugal e fez sucesso no Santos. Agora, busca colocar o Pelotas no topo do futebol gaúcho. Principal reforço do time de Carlos Gavião para o estadual, George Lucas é só otimismo neste novo desafio da carreira:

- Hoje a minha vida é o Pelotas. É um novo desafio para mim, diferente de tudo que eu já vivi. Sempre entro para ganhar. Quero chegar o mais longe possível. O pensamento é de, no mínimo, lutar pelo título do interior.

O surgimento no Grêmio

O lateral-direito apareceu no time profissional do Grêmio em 2002. No ano seguinte, foi um dos protagonistas na luta da equipe para seguir na elite do futebol nacional. Marcou três gols importantes nas cinco últimas partidas.

O mais decisivo ocorreu, justamente no jogo derradeiro. George Lucas anotou o primeiro na vitória por 3 a 0 sobre o Corinthians, que confirmou a equipe comandada por Adilson Batista entre os principais do país. Mais de oito anos depois, o atleta ainda lembra o momento, mas não esquece da força da torcida para empurrar o time:

- Foi marcante. O Olímpico estava lotado. Não tinha como a gente perder. Precisávamos vencer nem que fosse na marra.

Primeira experiência na Europa

No segundo semestre de 2006, o jogador foi anunciado como reforço do Celta de Vigo. Sozinho no país novo, admitiu que se assustou um pouco no início. Para ampará-lo, o clube espanhol o fez conhecer os pontos turísticos e o que poderia desfrutar na cidade. Entretanto, o azar o marcou em sua segunda partida, quando sofreu uma fratura na perna esquerda. Só conseguiu retornar ao futebol na temporada seguinte. Para superar a adversidade, contou com o apoio dos familiares do clube.

Depois, só alegrias. Apesar das dificuldades, o jogador partiu para a Europa pronto para vencer. E conseguiu. Permaneceu por mais de três anos. A receita para o sucesso?

- Eu coloquei os meus sonhos acima de qualquer coisa. O que tivesse que passar, eu passaria. Esqueci o Brasil, os nossos costumes. Não adianta nada morar fora e viver com a cabeça no Brasil.

Retorno ao país

Indicado por Vanderlei Luxemburgo - que o havia enfrentado quando comandava o Real Madrid - George Lucas foi contratado pelo Santos em julho de 2009. Na equipe paulista, repetiu o sucesso da Espanha. Em 22 partidas, deu 12 assistências, o que lhe rendeu o apelido de Garçom da Vila Belmiro.

Em 2010, já com Dorival Júnior no comando do Peixe, participou das campanhas dos títulos do Paulistão e da Copa do Brasil. Após uma lesão no joelho, perdeu espaço e decidiu deixar o Alvinegro.

Sonho de disputar a Liga dos Campeões

Depois da Vila, o destino foi Portugal. O lateral rumou para o Sporting Braga, clube repleto de brasileiros. Apesar isso, "não houve casamento”, segundo ele mesmo. Todavia, pôde concretizar o desejo de disputar o principal campeonato de clubes da Europa.

- Realizei um sonho. Joguei a Champions League. E deu para a bola - sentencia.

Avaí

Pedido de Silas, acabou repatriado pelo Avaí. Motivado, apresentou o seu futebol no início da passagem pela Ressacada. Jogador de confiança do técnico, recebeu poucas oportunidades após Silas partir para o Catar.

Recomeço no Pelotas

Agora na Boca do Lobo, George Lucas não esconde a satisfação em retornar ao Rio Grande do Sul após quase seis anos. Nesta alegria ainda está o carinho pelo Grêmio. Nada que o faça tirar o foco no futuro enfrentamento:

- Lógico que ainda existe um sentimento. Cheguei lá aos 13 anos, mas contra quem eu for jogar, vou entrar para arrebentar. Vou ser um leão.

O nome

Se o lateral de 27 anos se afirmou por conta dos cruzamentos e da bola parada, não foi exatamente o futebol que o fez mais conhecido. O atleta é homônimo do famoso cineasta de Guerra nas Estrelas.

As coincidências param por aí. Não foi uma homenagem da família e sim uma maneira de conciliar os desejos dos pais:

- Não teve nada a ver. Não lembro quem, mas um queria Georgia e o outro Lucas. Acabou juntando.

Fã de filmes, o jogador sequer coloca a série entre as suas favoritas.

- Se assisti uma vez foi muito.


(Tomás Hammes - GE)