sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O diferencial da comissão técnica


Atualmente, a comissão técnica do Pelotas é composta por seis profissionais. Cada um deles tem suas funções determinadas e pré-definidas pelo Departamento de Futebol. Porém, o que poucos sabem é que o diferencial desta comissão está nas relações integradas de cada um destes profissionais. O nível de interesse, aperfeiçoamento e atividades teórico-práticas é tão elevado que no início desta semana o grupo finalizou o software denominado ‘Sistema de Organização Interna’, referente a análise de desempenho, baseado nos aspectos apresentados pela equipe do Pelotas e de seus adversários.

Com esta ferramenta, por se tratar de um sistema aberto, as diretrizes da comissão técnica podem ser traçadas de maneira organizada e visando dar funcionalidade em diversos segmentos, tais como: planejamento de treinos, mesociclos, microciclos, programações, edições de vídeo, controles de reuniões, controle de grupo, convocações e relatórios de análise de equipes-jogadores adversários.

Além disso, o software pode ser utilizado por qualquer pessoa que tenha conhecimento de Excel. Para um segundo momento, está sendo planejado a criação dentro do espaço da comissão técnica de uma pequena área onde serão concentradas informações que ficarão à disposição de comissões técnicas futuras, ou seja, é um sistema para a evolução do clube profissionalmente.

O projeto foi desenvolvido por Luis Esteves e Lucas Passamani, auxiliar técnico e auxiliar de preparação física do Pelotas, respectivamente. A gerência deste processo foi do diretor de futebol Jorge Bopp e a supervisão foi realizada por Cristian de Souza e Carlos Gavião. Também colaboraram os demais membros da comissão técnica Ricardo de Andrade e Jéferson Ribeiro.

CONTEXTO DO TREINO

Outro canal de comunicação utilizado pelos profissionais que fazem parte da comissão técnica azul e ouro é o blog Contexto de Treino. Nele, os interessados podem acompanhar os contextos, conceitos e metodologias utilizadas por estes profissionais do esporte. O espaço é aberto para interatividade, já que possibilita que os visitantes escrevam comentários. Fica o convite para que acessem!


(Gabriel Ribeiro – Assessoria de Imprensa E.C.Pelotas)