domingo, 8 de janeiro de 2012

Presidente da FGF diz estar "rindo à toa" em virtude do Gauchão que se aproxima


Tanto quanto os torcedores da Capital e do Interior do Rio Grande do Sul, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) Francisco Novelletto está na expectativa para o início do Gauchão 2012. Resumindo, o dirigente diz estar "rindo à toa" quanto à próxima edição do campeonato, que, em 2011, teve três disputas nos pênaltis no mata-mata, inclusive na final, que consagrou o Inter como campeão após dois Gre-Nais emocionantes.

— Estou rindo à toa devido às contratações. Quanto mais elas acontecem, melhor. Estou na expectativa de um grande campeonato. O de 2011 foi muito bom. O Gauchão é como um artista que lança uma música que vira sucesso. Todo mundo canta, mas, depois de um tempo, é preciso pensar no próximo disco. Com as contratações de Grêmio e Inter, principalmente, confesso que fiquei mais aliviado. Queremos no mínimo repetir 2011 — admite.

As oito contratações feitas pelo Grêmio para a temporada devem atestar um acréscimo de público em jogos no Interior. Como o Inter manteve a base do ano passado e ainda trouxe Dagoberto, o mesmo ocorre pelo lado vermelho. Novelletto sabe que jogadores famosos e novidades enchem estádios. Em termos de negociações, o destaque é tricolor neste início de 2012, mas o dirigente aposta que mais notícias estão a caminho.

— O Cruzeiro foi muito bem ano passado e manteve a base. O Novo Hamburgo vem forte. E o Grêmio contratou muitos bons jogadores. Kleber e Marcelo Moreno formarão um belo ataque. O meio irá melhorar também. Creio que o Inter não deverá ficar para trás e irá trazer mais gente. Em breve, devemos ter mais notícias — diz, sorrindo, e contando que a defesa colorada pode ser a primeira a apresentar novidades.

Fórmula e sorteios
Além dos reforços e da força de times do Interior que se preparam para a competição, Francisco Novelletto ressalta a importância da atual fórmula de disputa para que o Gauchão repita o sucesso dos últimos anos. Subdivididas em dois grupos de oito times, as equipes de um grupo enfrentam as de outro, primeiramente. As quatro melhores de cada chave se classificam para a fase de quartas de final. Depois, às semis e finais, sempre com jogos únicos. O campeão da Taça Piratini — como é chamado o primeiro turno do Gauchão — garante vaga na finalíssima.

Na Taça Farroupilha — o segundo turno —, as equipes encaram os adversários do mesmo grupo, também em turno único. Depois, repetem-se as fases de quartas, semis e finais. Se o vencedor da Taça Piratini for o mesmo do da Taça Farroupilha, será declarado campeão do Gauchão 2012. No mata-mata, os jogos são únicos e sempre disputados na casa de quem tem melhor campanha. Apenas a finalíssima — como ocorreu em 2011 — é jogada em duas partidas.

Serão rebaixadas à Divisão de Acesso as equipes que terminarem as fases de classificação — somados os pontos dos dois turnos — na penúltima e última colocações, sem contar os pontos do mata-mata.

— Sou aberto a qualquer diálogo e ideias, mas essa fórmula é muito boa. É a ideal. Enquanto eu estiver na presidência da Federação, vai ser isso. Todos jogam contra todos e tem emoção até o final. Caso algum clube caia fora, pode se recuperar depois no segundo turno — destaca.

O presidente da FGF divulga inclusive que o campeonato deste ano terá sorteios para os torcedores que forem aos estádios. A cada partida, uma televisão de 40 polegadas será sorteada para quem comprar ingresso. Na última rodada de cada mês, será sorteado um carro. No Gre-nal, outro veículo. Os sócios dos clubes — que entram nos estádios mediante carteirinhas — receberão uma senha assim que passarem pela catraca. Só poderá concorrer quem de fato comparecer ao jogo.

Confira os grupos do Gauchão 2012:

Chave 1
Inter
Juventude
Santa Cruz
Ypiranga
São Luiz
São José
Lajeadense
Canoas

Chave 2
Grêmio
Caxias
Avenida
Cruzeiro
Cerâmica
Veranópolis
Novo Hamburgo
Pelotas


(Guilherme Becker - ZH)